domingo, 27 de maio de 2012

LITURGIA



PENTECOSTES

Hoje celebra-se a vinda do Espírito Santo, que é como um fogo que aquece ou como o vento, ora suave ora impetuoso.
Fazei Senhor, que o mesmo Espírito que desceu sobre os discípulos, venha sobre nós e nos conceda os seus Dons em abundância.




DONS DO ESPÍRITO SANTO


DOM DA SABEDORIA

A Sabedoria tem mais a ver com o sabor do que com o saber.

A Sabedoria é o dom que faz o cristão perceber, intuir e gostar das coisas de espirituais. Sente deleite nas coisas de Deus e por isso começa a temer a Deus e a respeita-Lo mais. Diz o Salmo que o temor de Deus é o princípio da sabedoria.

Nós Te pedimos o Dom da Sabedoria para aprender a saborear a vida, para saber discernir, desfrutar e agradar.



DOM DO ENTENDIMENTO
O Entendimento é o dom do conhecimento, pois a pessoa consegue entender e conhecer aquilo que vai no coração e na mente das pessoas.

Nós Te Pedimos o Dom da Inteligência para conhecer a verdade e chegar ao mais profundo da Tua mensagem e da Tua pessoa.


DOM DO CONSELHO

O Dom do conselho: quem o possui consegue dirigir, orientar e aconselhar as almas para a sua própria salvação e felicidade. O dom do conselho, que é dado pelo Espírito Santo, não é inconveniente, interesseiro, não aconselha segundo a sua conveniência pessoal, mas aconselha somente para o bem da pessoa. Este dom constitui uma preciosidade, pois alerta-nos para os erros que cometemos ou soluções que necessitamos.

Nós Te pedimos o Dom do Conselho para que no meio das trevas nos Dê Luz e a força para avançarmos sem medo.


DOM DA FORTALEZA
O dom da Fortaleza é também uma virtude. A virtude é um bem e um dom dado pelo Espírito Santo . O dom da fortaleza faz com que o cristão saiba resistir a certas influências sociais e não se deixe conduzir pela pressão do grupo social ou de amigos onde está inserido. Com este dom a pessoa mantém a sua personalidade, sendo aquilo que realmente é, conservando os valores cristãos.

Nós Te pedimos o Dom da fortaleza para não sucumbirmos sob o peso das dificuldades e para prosseguirmos a caminhada com esperança e alegria.

DOM DA CIÊNCIA

O dom da Ciência permite ao homem perceber e sentir, através da natureza e dos acontecimentos do dia-a-dia a presença e a linguagem de Deus.
Quem possui o Dom da Ciência consegue louvar a Deus, olhando para as  belezas da natureza, para a beleza de um jardim, das montanhas, da água do mar, do céu azul, das estrelas. Através da natureza, a alma lê e louva o seu Deus, agradecendo-Lhe enquanto observa uma linda flor. Em vez de ficar fixo apenas na beleza da flor, louva o autor da criação, louva o Criador.

Nós Te pedimos o Dom da ciência para que nos ajude a fazer nosso , o dom da criação.




DOM DA PIEDADE

O dom da Piedade inclina o cristão à oração, ao louvor, à adoração, à contemplação; leva o cristão a sentir gosto pela oração, sentir desejo e gosto de estar com Deus, gosto em rezar e em falar com Deus através da oração.

Nós Te pedimos o Dom da piedade para que que através da oração sintamos paz, suavidade gozo e alegria na alma.



DOM DO TEMOR DE DEUS

O Dom do Temor de Deus é um grande dom, pois faz com que o homem faça tudo para não perder a graça de Deus, o Seu amor e a Sua presença. Por isso, o temor de Deus é o princípio da sabedoria.

Desta forma falamos sobre o significado de cada Dom e de cada fruto do Espírito Santo, para melhor compreendermos a necessidade de invocarmos e suplicarmos ao Espírito Santo que aumente em nós os Seus dons e frutos, perseverando-nos neles até à morte.


Sem comentários:

Enviar um comentário