sábado, 12 de maio de 2012

Festa da Palavra

FESTA DA PALAVRA
Hoje, dia 12 de maio de 2012 realizou-se, na igreja de S. Pedro da Sobreira, a Festa da Palavra. Nós, as  catequistas do 4º ano da catequese temos vindo a trabalhar a bíblia com os catequizandos praticamente desde o princípio do ano pastoral. Assim, foi nascendo a ideia de se construir uma bíblia com os livros que a compõem acabando por se concretizar. Foi um trabalho gratificante pois com ele se conseguiu de uma forma fácil, didática e atingível de explicar às crianças e aos adultos como é constituído o Livro da nossa fé. Este trabalho está exposto na igreja nova de Sobreira para poder ser apreciado. Poderemos dizer que é uma representação da Bíblia na proporção da nossa igreja.

Ver aqui mais FOTOS:

1 comentário:

  1. Hoje, dia 29.06.2017, dia de S. Pedro e S. Paulo, recordei o nosso trabalho, dedicação na transmissão da mensagem de Jesus Cristo que por mim ficou incompleto.
    Esta Bíblia Sagrada ficou para a história! No entanto não perdi a Esperança de a tornar mais rica, mais didáctica, com mais transparência de como é constituída a Bíblia. A Bíblia não é um simples livro, mas sim um conjunto de livros, composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento, que contam a História de um Povo que fugia das guerras, um Povo que sofria pela escravidão, um Povo sem Paz, sem Amor e sem conforto. Os mais poderosos procuravam riquezas e novos mercados, novos títulos e terras, e outros com ataques guerreiros por falsos deuses, uma minoria tentava tréguas pregando a Palavra de Deus, o Profeta Moisés, libertador do Povo da escravidão (Livro dos Números e o Livro do Êxodo nos 1500 a.c.) e mais tarde foram-se convertendo outros povos ao cristianismo com a vinda de Jesus Cristo, Apóstolo Paulo ( Paulo de Tarso anos 5 a 67 d.c.), onde podemos encontrar nas suas 13 Epístolas e nos Atos dos Apóstolos. Paulo de Tarso que era um grande perseguidor dos cristãos converte-se (anos 30 d.c. em Damasco)e após algumas viagens missionárias foi espancado, preso e mais tarde decapitado (anos 60 d.c.) e o Apóstolo Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.
    O cantinho de "Portugal" era um reino pobre que se encontrava num período de Paz onde o Povo se começou a "encostar"...
    E hoje, passados esses anos como vive a classe do Povo?
    Hoje, para definir essas desigualdades, aplicam-se palavras mais diplomáticas, políticos com offshores, refugiados que fogem perseguidos dos países em guerra e procuram um cantinho que lhes dê mais segurança (muitos morrem antes de lá chegar), imigrantes à procura de melhores condições de vida, muitos deles morrem sem encontrar o que procuram.
    Qual a diferença entre o tempo do profeta Moisés, libertador do Povo da escravidão (Livro dos Números e o Livro do Êxodo nos 1500 a.c.), passando pelos Apóstolos e grandes missionários da Paz, S. Pedro e S. Paulo (anos 60 d.c.) e os tempos de Hoje?
    Tudo se mantém, apenas por outras palavras!

    ResponderEliminar