domingo, 27 de maio de 2012

Santa Rita de Cássia


HISTÓRIA DE UMA ROSA

Só hoje li este email... Fiquei muito feliz...obrigada querida...

Hoje, dia 22 de Maio celebra-se o dia de Santa Rita de Cássia. Uma santa cuja biografia encanta e enternece.

A sua história, é uma história de fé e força, cheia de episódi...
os que são uma verdadeira fonte de inspiração.

Neste dia especial fica aqui o momento da sua vida que a ligou para sempre às rosas... Também por isso, ficou conhecida como advogada das causas impossíveis. Essa história, reza assim:

Certo dia de Inverno rigoroso, pleno de neve, Santa Rita recebeu, no convento, a visita de uma parente que, antes de ir embora, perguntou se desejava alguma coisa. Do leito de sua cama, Rita, disse que sim, que desejava que ela passasse no quintal de sua casa e lhe trouxesse uma rosa. A parente atribuiu esse pedido impossível ao seu estado de saúde, debilitado. Pois toda a gente sabe que no Inverno não há rosas! Mesmo assim, quando regressou a Roccaporena, terra natal de Rita, passou pelo jardim de sua casa e, no meio da neve, uma rosa, belíssima, despontava, segura da sua existência... a sua parente colheu-a e levou-a a Rita, que sorriu, feliz...

LITURGIA



PENTECOSTES

Hoje celebra-se a vinda do Espírito Santo, que é como um fogo que aquece ou como o vento, ora suave ora impetuoso.
Fazei Senhor, que o mesmo Espírito que desceu sobre os discípulos, venha sobre nós e nos conceda os seus Dons em abundância.




DONS DO ESPÍRITO SANTO


DOM DA SABEDORIA

A Sabedoria tem mais a ver com o sabor do que com o saber.

A Sabedoria é o dom que faz o cristão perceber, intuir e gostar das coisas de espirituais. Sente deleite nas coisas de Deus e por isso começa a temer a Deus e a respeita-Lo mais. Diz o Salmo que o temor de Deus é o princípio da sabedoria.

Nós Te pedimos o Dom da Sabedoria para aprender a saborear a vida, para saber discernir, desfrutar e agradar.



DOM DO ENTENDIMENTO
O Entendimento é o dom do conhecimento, pois a pessoa consegue entender e conhecer aquilo que vai no coração e na mente das pessoas.

Nós Te Pedimos o Dom da Inteligência para conhecer a verdade e chegar ao mais profundo da Tua mensagem e da Tua pessoa.


DOM DO CONSELHO

O Dom do conselho: quem o possui consegue dirigir, orientar e aconselhar as almas para a sua própria salvação e felicidade. O dom do conselho, que é dado pelo Espírito Santo, não é inconveniente, interesseiro, não aconselha segundo a sua conveniência pessoal, mas aconselha somente para o bem da pessoa. Este dom constitui uma preciosidade, pois alerta-nos para os erros que cometemos ou soluções que necessitamos.

Nós Te pedimos o Dom do Conselho para que no meio das trevas nos Dê Luz e a força para avançarmos sem medo.


DOM DA FORTALEZA
O dom da Fortaleza é também uma virtude. A virtude é um bem e um dom dado pelo Espírito Santo . O dom da fortaleza faz com que o cristão saiba resistir a certas influências sociais e não se deixe conduzir pela pressão do grupo social ou de amigos onde está inserido. Com este dom a pessoa mantém a sua personalidade, sendo aquilo que realmente é, conservando os valores cristãos.

Nós Te pedimos o Dom da fortaleza para não sucumbirmos sob o peso das dificuldades e para prosseguirmos a caminhada com esperança e alegria.

DOM DA CIÊNCIA

O dom da Ciência permite ao homem perceber e sentir, através da natureza e dos acontecimentos do dia-a-dia a presença e a linguagem de Deus.
Quem possui o Dom da Ciência consegue louvar a Deus, olhando para as  belezas da natureza, para a beleza de um jardim, das montanhas, da água do mar, do céu azul, das estrelas. Através da natureza, a alma lê e louva o seu Deus, agradecendo-Lhe enquanto observa uma linda flor. Em vez de ficar fixo apenas na beleza da flor, louva o autor da criação, louva o Criador.

Nós Te pedimos o Dom da ciência para que nos ajude a fazer nosso , o dom da criação.




DOM DA PIEDADE

O dom da Piedade inclina o cristão à oração, ao louvor, à adoração, à contemplação; leva o cristão a sentir gosto pela oração, sentir desejo e gosto de estar com Deus, gosto em rezar e em falar com Deus através da oração.

Nós Te pedimos o Dom da piedade para que que através da oração sintamos paz, suavidade gozo e alegria na alma.



DOM DO TEMOR DE DEUS

O Dom do Temor de Deus é um grande dom, pois faz com que o homem faça tudo para não perder a graça de Deus, o Seu amor e a Sua presença. Por isso, o temor de Deus é o princípio da sabedoria.

Desta forma falamos sobre o significado de cada Dom e de cada fruto do Espírito Santo, para melhor compreendermos a necessidade de invocarmos e suplicarmos ao Espírito Santo que aumente em nós os Seus dons e frutos, perseverando-nos neles até à morte.


sábado, 12 de maio de 2012

Festa da Palavra

FESTA DA PALAVRA

SEI UMA PALAVRA

Sei uma palavra que é semente,
Sei uma palavra que não mente.

É uma palavra que me vela.
-creio nela!

É como um arado que em mim lavra,
essa palavra que eu sei.

Sei uma palavra, um segredo,
rochedo que prende a minha vida.

Cresce escondida da luz,
cresce na noite a semente.

Jesus me acompanha
 e guia atrás de mim e à frente.

É uma palavra que me vela:
-creio nela!

Tesouro que eu guardarei,
 essa palavra que eu sei.

Palavra nova e antiga,
palavra amiga que me vela
-creio nela!

Festa da Palavra

FESTA DA PALAVRA


Arqueólogos descobrem restos no fundo do mar e confirmam que Moisés atravessou o mar vermelho! Ver aqui

A Bíblia é uma bibliotéca, ou seja, um conjunto de livros.

A Bíblia é composta por 73 livros e está dividida em 2 partes: Antigo testamento e Novo testamento.
O Antigo testamento é composto por 46 livros e está dividido em 4 partes; Pentateuco, Livros Históricos, Livros Sapienciais e Profetas. Através destes livros, Deus dá-nos a conhecer o seu amor para connosco, desde a criação do mundo, a libertação do seu povo da escravidão do Egipto por Moisés que o conduziu durante 40 anos até à Terra Prometida. Descreve a entrada e instalação do seu Povo em Canaã, a destruição e restauração do Povo de Israel e da cidade de Jerusalém depois do regresso da Babilónia. Deus está sempre presente, na Lei de Moisés através dos discursos ao Povo, nos Profetas e nos Salmos, confortando o seu Povo. Deus vem a falar com seus filhos e prepara a vinda da Palavra a este mundo.


Jesus é a Palavra que se fez carne.
A segunda parte da Bíblia, Novo Testamento, é composta por 27 livros divididos, em 5 partes. Nos Evangelhos, nos Actos dos Apóstolos, nas Cartas ou Epistolas e no Apocalipse, ficamos a conhecer a história, os ensinamentos, a morte e a ressurreição de Jesus. Se guardarmos a Sua Palavra, o amor é perfeito.

Festa da Palavra

FESTA DA PALAVRA
Hoje, dia 12 de maio de 2012 realizou-se, na igreja de S. Pedro da Sobreira, a Festa da Palavra. Nós, as  catequistas do 4º ano da catequese temos vindo a trabalhar a bíblia com os catequizandos praticamente desde o princípio do ano pastoral. Assim, foi nascendo a ideia de se construir uma bíblia com os livros que a compõem acabando por se concretizar. Foi um trabalho gratificante pois com ele se conseguiu de uma forma fácil, didática e atingível de explicar às crianças e aos adultos como é constituído o Livro da nossa fé. Este trabalho está exposto na igreja nova de Sobreira para poder ser apreciado. Poderemos dizer que é uma representação da Bíblia na proporção da nossa igreja.

Ver aqui mais FOTOS:

domingo, 6 de maio de 2012

INFÂNCIA

Estas são as flores que me fazem recordar parte da minha infância.
Quando ia buscar o leite, numa leiteira de alumínio, a um lavrador “próximo”, pelo caminho perdia-me a apanhar destas flores que brotavam das paredes toscas. Elas soltavam um cheiro imaculado que ainda hoje o sinto, assim como as saudades desse tempo em que minha MÃE me esperava com ansiedade para dar o leite à minha irmã mais nova…
Nesse tempo não havia supermercados para comprar leite...