segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

TERMAS CALDAS DE AREGOS


CALDAS DE AREGOS
No dia 24.11.2018, cheguei a Caldas de Aregos - Resende a fim de efetuar uns tratamentos/reabilitação direcionados a patologias específicas para implementar ao máximo a minha capacidade física e obter uma melhor qualidade de vida, durante os próximos meses, e dias mais frios que se avizinhavam. 
Por ser um local pequeno, o Alojamento prendia-se entre três escolhas, o que não era muito difícil e já ia com uma ideia pré concebida. 
Entrei no Restaurante/Alojamento das Caldas, no primeiro contato/acolhimento tive a sensação de estar em casa, com amigos, de pessoas que gostam e sabem bem receber. Não hesitei, e fiquei por ali. O serviço é francamente inigualável, como já não existe, a atenção é ponto importante e isso, garantidamente, foi o que me cativou. Assim como, a chama e o brasume da churrasqueia, no interior da cozinha, que me trouxe à memória a minha infância. As refeições foram com comida saudável e caseirinha, a sopa, era "sopinha mãe". Todos os dias era surpreendida com um bolinho diferente e caseirinho, fico à espera da receita do de maçã e canela.

As Termas Caldas De Aregos ficam situadas num lugar calmo, junto ao Rio Douro, quem pretender atravessar o Rio para a outra margem, pode faze-lo pela Barca de Aregos, gratuita para quem está a fazer tratamentos, onde,na outra margem do rio, se encontra a Estação dos Comboios.Junto às termas tem três tanques para lavagem das roupas, com bicas da água, quente das termas, sempre a cair, da mesma nascente, para que as mulheres não tenham frio nas mãos no inverno.
As Termas das Caldas de Aregos são reconhecidas pelo valor medicinal das suas águas naturais, captadas a 62ºC, que durante séculos de história fizeram milagres, e continuam a fazer. As principais indicações situam-se na área da prevenção e cura de, entre outras, artrite reumatóide, espondiloses/artroses, tendinites, bursites, patologias inflamatórias articulares, fibromialgia... Através do diagnóstico clínico elaborado por um médico presente no balneário será aconselhado sobre quais os tratamentos que devemos seguir. 
Os duches, imersões, aplicação de lamas e vapores foram as soluções encontradas para mim. Os meus tratamentos eram da parte da manhã e a parte da tarde era para repouso.
Foi a primeira vez que fiquei fora de casa tanto tempo, sozinha. Ao terceiro dia, senti um aperto no peito, que classifico de "Saudades".
Nas horas mais vagas, fui preenchendo o vazio que sentia, alargando a área de conforto, descobrindo Ruas e casas antigas muito bonitas, algumas em ruínas. Como em quase todos os locais, podemos perder-nos (para quem for amante deles) com lindos e fofos gatinhos que nos dão carinho em troca de um simples olhar.
No fim de semana tive a visita da família: marido, filha e seu namorado, que no regresso levaram a "Nina", uma fofinha e doce gatinha.
Estas duas semanas, foram mesmo de restabelecimento físico e psicológico.
À Isabel, do Restaurante das Caldas, e restante equipa, obrigada pela excelente estadia e bons momentos. Voltaremos quando regressarmos às Calidas do Douro!
Quanto à equipa das Termas, obrigada pelo acolhimento, profissionalismo e simpatia. Voltarei, não sozinha, mas bem acompanhada, com recomendações minhas.
















Sem comentários:

Enviar um comentário