sábado, 23 de setembro de 2017

Compota de Marmelo

Hoje, vou falar do Outono. Estação do ano das colheitas, vindimas...como diziam os antigos "É S. Miguel", e em que a fruta se encontra em abundância, e há que fazer conservas de frutos e de legumes.

Um dos frutos que nesta altura se encontra abundantemente, é o marmelo, da família das maçãs e das pêras. É muito usado para fazer a conhecida marmelada e geleia, e serve igualmente para produzir compota. A receita que partilho agora é de compota de marmelo que investiguei num local e outro, mas obviamente que não sigo à risca as receitas uma vez que é meu hábito altera-las.  
Ingredientes:
  • 1 Kg de  marmelos limpos e cortados em cubos/gomos
  • ·1 Kg de açúcar amarelo de cana (há algum que é refinado e depois caramelizado)
  • · 1 cravinho
  • ·1 pau de canela
  • ·1 limão
  •   Vinho do Porto q.b. 

Preparação:
Limpar  os marmelos e cortá-los aos cubos (pode usa-los com ou sem casca).
Colocar todos os ingredientes numa panela ao lume, coloquei os cravinhos e as pevides do limão atados numa gaze para que não se percam.  Deixar levantar fervura  fervura e baixar o lume e deixar cozinhar em lume brando até o marmelo estar cozido e fazer o ponto de estrada. Retirar e deitar nos frascos, previamente esterilizados vertidos de tampa para baixo até arrefecerem. Decorar o frasco a gosto. Eu, coloco sempre o nome da compota e o ano, no frasco para não me perder.
Esta compota é ótima para servir acompanhada com queijo, carnes ou simplesmente a compota com um bom vinho e uma conversa em família.

Sem comentários:

Enviar um comentário