segunda-feira, 30 de março de 2020

CORONAVÍRUS

Sobreira, 30 de Março de 2020
EU, FICO EM CASA, E TU?


Neste tempo de Pandemia, com um vírus,  extremamente  inteligente, inimigo, ninguém o vê e multiplica-se exponencialmente, mais que os piolhos e lêndeas no meu tempo de escola primária. 
O vírus em curso de COVID-19, uma doença respiratória aguda grave, que se manifesta de diferentes casos de pessoa para pessoa, altamente contagioso, mesmo nos doentes  assintomáticos e portadores do vírus, continua a contagiar pessoas +++++ Esta doença doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, Republica Popular da China, em 1 de dezembro de 2019, no entanto, o primeiro caso foi reportado em 31 de dezembro do mesmo ano. 
Hoje, espalhado por todo Mundo, já matou mais de vinte mil pessoas em todo Mundo, sendo confirmados os primeiros casos importados no dia três de Março de 2020. 
Hoje, em Portugal, segundo a Direção-Geral da Saúde, (já com algumas alterações) os dados, publicados diariamente as 12:00 horas, são os seguintes: https://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-situacao/
Confirmados  
5 962

Recuperados

43

Óbitos

119

Suspeitos
38 042

No jornal das 13horas, estava confirmada uma morte de uma criança de Ovar, de 14 anos, tendo dado entrada nas urgências neste sábado e morreu na madrugada deste Domingo. O caso encontra-se em investigação.
Nesta altura de Mitigação, a DGS, Distanciamento Social, Proteja-se a si mesmo e aos outros, fique em casa, em que, se encontram encerradas todas as escolhas, Tribunais, os serviços públicos só o mínimo, igrejas e todas as celebrações, quer casamentos, batizados, funerais (havendo só enterramentos) e com apenas dois familiares...aberto só farmácias, mercearias, hipermercados, e quiosques, só para servir os bens essenciais, as mãos que tenham filhos podem ficar em casa, os maridos das grávidas podem ficar em casa, e mesmo estes bens só pode ir uma pessoa de cada lar... Nota-se essas pessoas a aproveitarem-se da situação, não cumprem as regras não cumprem ordens das autoridades,  e ainda fazem ajuntamento de churrasco, multidões a cuspirem-se umas em cima das outras...Enfim, Povo Português, trabalhador, solidário e os ignorantes e negligentes, não percebem que não é só a vida deles que está em perigo. Essas Pessoas são tão ignorantes que não querem ver a situação dos Países vizinhos, com chegando aos cerca de mil mortes em 24 horas, excepto os não registados. Os mortos, nesses países têm de ser cremadas e têm de esperar dias em fila de espera.
O maior número de mortes, registadas, na China em 24 horas foi de 738, em Espanha 832 em 24 horas , em Itália 919 mortes em 24 horas...Pandemia igual, nunca vista nas ultimas atualidades, que se propaga violentamente, sem escolher cor, posição social, idade....(cont.)
Esta é a mensagem do nosso Pároco, Senhor Padre Pedro Sérgio, que se encontra  em Isolamento Social, assim como nós...
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Quatro de setembro de 2021


Minha querida irmã Rosa Augusta, fez-me uma visita, fazia algum tempo que não vinha a minha casa, nem no dia do meu aniversário (10.08.2021) que era raríssimo faltar. Achei-a um pouco abatida, no entanto ela, como fazia três vezes por semana hemodialise, afirmou que lhe tinham retirado mais líquidos que o habitual.
Como minha madrinha, trouxe-me as amêndoas da passada páscoa e uma plantinha (Zamioculca), como recordação do meu aniversário. Eu adoro tratar de plantas...

No dia um de setembro, a minha irmã Rosalina (mais nova), enviou-me uma mensagem a informar que nossa irmã Rosa Augusta (67 anos) estava no hospital de S. João no Porto. Eu, muito admirada perguntei se ela estava pior, como tinha muitos problemas de saúde associados, qual era o problema desta vez? O Henrique (meu irmão mais velho, 73 anos, com pacemaker) também não está muito bem! " Ela está como o Henrique" responde-me a Rosalina! Fiquei a saber que o Henrique já estava internado no Hospital Padre Américo em Penafiel, desde o dia 29 de agosto de 2021, e a Rosa Augusta tinha dado entrada no Hospital Padre Américo Penafiel, no dia 1 de setembro de 2021, mas foi transferida para o S. João Porto, pelo facto de ter de fazer hemodialise. O pior ainda me estavam a ocultar, estavam os dois com Covid... Não se tinham cruzado, era de cadeias diferentes. Logo nós que desde que tinha iniciado a Pandemia, nunca mais nos juntamos, mesmo fazendo almoços, passeios de família com frequência  nunca mais o fizemos, por todos, por nós, pelos outros, pelos profissionais de saúde, principalmente por estes dois irmãos mais vulneráveis.
O estado de saúde do Henrique, cada dia que passava, parecia não haver melhoras. Já a Rosa Augusta, piorava a cada dia que passava, mas ainda falou via telemóvel com o irmão Henrique, que ainda se encontrava no Hospital. 
No dia 5 de setembro, os médicos, como a Rosa ficava cansada de falar ao telemóvel, deram autorização de ela  ter uma visita durante 30 minutos. Como a Marisa (a filha) se encontrava de quarentena, mesmo não estando infetada, nesse dia foi a Rosalina visita-la, encontrou-a mal mas sempre com esperança. Como ela não falava, pediu-me que lhe levasse um bloco e uma caneta... No dia seguinte ( 6, segunda feira), fui eu visita-la, o Henrique teve alta nesse dia de manhã. Quando lá cheguei, aguardei que a médica me pusesse a par da situação, que não foi a melhor, ela tinha os pulmões muito doentes, assim que eu saísse, iriam transferi-la para os cuidados intensivos, estavam a estudar o que seria melhor para ela, se induzi-la em coma e entuba-la... durante a ,noite a solução foi outra, fizeram um furo provisório no fundo da barriga, para que a hemodialise fosse continua, para que não tivesse de sair da sala dos cuidados intensivos e seria sempre vigiada.
Quando entrei na sala e vi o sofrimento da minha querida irmã, foi Deus que me segurou, ela estava numa agonia...Os médicos entenderam que as visitas lhe faziam bem, porque ela estava a desistir, estava cansada de sofrer...Eu pedi-lhe: Luta, o Henrique lutou e veio hoje para casa!! Tu também vais conseguir, luta! Já ultrapassaste outras piores, não vai ser desta que vais desistir!...Luta, tu és forte e vais conseguir...Eu sabia que ela estava mal, muito mal...Eu sentia que me estava a enganar a mim própria...Antes de sair, pedi para lhe ver os olhos, tão lindos, azuis como os do meu Pai...Saí, fechei a porta e fiquei a olhar para ela, seguramente 15 a 20 minutos...Senti-me privilegiada, foi a nossa despedida...
No dia 7, como tinha terminado a quarentena da única filha, Marisa, foi a vez delas. A Marisa ficou cheia de esperança, a Mãe falou com ela e até um sorriso lhe deu...(foram as melhoras da morte). No dia seguinte, a Marisa voltou, sempre com Esperança, mas nesse dia veio desanimada... 
Nos dias 9 e 10, os médicos não deixaram ter visitas. Eu, disse à Marisa: Tudo acontece de noite, se o teu telemóvel tocar de manhã, conta sempre com uma má notícia. Assim foi, no dia 11de manhã (sábado) a notícia chegou,  a nossa querida irmã tinha partido às 05h30m. O médico disse que ela Lutou até ao Fim...

Dói, dói muito! Cada dia que passa fico mais sensível, as saudades apertam, choro, choro muito, não sei se é bom ou mau... Enquanto me lembrar, não deixarei de usar máscara, a minha proteção e a dos outros.
Quanto ao meu irmão Henrique, ainda não me sinto , psicologicamente, de lhe fazer uma visita...

Dia 8 de outubro de 2021

Hoje, recebi a triste notícia que uma querida prima, Maria Rosa da Silva Barros, 82 anos, que se encontra no Hospital Porto, muito mal, também com Covid. No dia 19 de setembro, realizou-se o Matrimónio do filho da Paula Lessa (minha priminha), neto da Maria Rosa, onde resultou duas infeções, mãe e avó...neste momento, a minha prima encontra-se a lutar pela vida...
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Dia 10 de outubro de 2021

Dia triste para os adultos...Dia muito Feliz para uma criança.
A avó Rosa Augusta deixou tudo alinhavado para um dia Feliz que seria para todos, a Comunhão Solene da sua netinha Leonor...
Com grande dificuldade, a Marisa fez a vontade à sua filha, e muito bem, as tias e primas, paternas da Leonor, tiveram a gentileza de lhe fazerem uma festinha (só um lanchinho, como dizia a Leonor).
Estou muito grata à família paterna da Leonor e "feliz", porque sei que a avó materna, esteve presente e a fiscalizar tudo ao pormenor, se estava tudo como ela desejava, para que a netinha tivesse uma festinha digna de uma Princesa...Pelas fotos, ela estava sim como uma Princesa. 
Amo-te muito Leonor, és a descendência da minha querida irmã Rosa Augusta.
Amo-te muito Marisa, por teres que passar por esta dor, tão jovem...A tua Mãe está muito orgulhosa de ti, pois ela deixou-te o legado da Família para que sejas a Capitã do vosso barco. Começaste da pior forma, com grande dificuldade, mas vai ser este começo  que te vai tornar mais forte. Tomar decisões, não é nada fácil, não é o melhor para quem as toma mas sim o melhor para a tripulação toda. Muitas das vezes não tomamos as decisões mais acertadas, mas são as que entendemos que são as melhores para todos. Tu és mais forte do que pensas. Não só a tua Mãe, mas nós também estamos muito orgulhosos de ti. Tornaste numa grande Mulher e o Paulo acompanha-te tornando-vos numa grande Família. 




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Dia 23 de outubro de 2021

Aconteceu o esperado, minha prima, Maria Rosa da Silva Barros, com 82 anos, tinha falecido. Apesar da idade, com Covid, superou duas pneumonias mas acabou por sucumbir no Hospital de Santo António do Porto.


















Sem comentários:

Enviar um comentário