sábado, 23 de setembro de 2017

Compota de Marmelo

Hoje, vou falar do Outono. Estação do ano das colheitas, vindimas...como diziam os antigos "É S. Miguel", e em que a fruta se encontra em abundância, e há que fazer conservas de frutos e de legumes.

Um dos frutos que nesta altura se encontra abundantemente, é o marmelo, da família das maçãs e das pêras. É muito usado para fazer a conhecida marmelada e geleia, e serve igualmente para produzir compota. A receita que partilho agora é de compota de marmelo que investiguei num local e outro, mas obviamente que não sigo à risca as receitas uma vez que é meu hábito altera-las.  
Ingredientes:
  • 1 Kg de  marmelos limpos e cortados em cubos/gomos
  • ·1 Kg de açúcar amarelo de cana (há algum que é refinado e depois caramelizado)
  • · 1 cravinho
  • ·1 pau de canela
  • ·1 limão
  •   Vinho do Porto q.b. 

Preparação:
Limpar  os marmelos e cortá-los aos cubos (pode usa-los com ou sem casca).
Colocar todos os ingredientes numa panela ao lume, coloquei os cravinhos e as pevides do limão atados numa gaze para que não se percam.  Deixar levantar fervura  fervura e baixar o lume e deixar cozinhar em lume brando até o marmelo estar cozido e fazer o ponto de estrada. Retirar e deitar nos frascos, previamente esterilizados vertidos de tampa para baixo até arrefecerem. Decorar o frasco a gosto. Eu, coloco sempre o nome da compota e o ano, no frasco para não me perder.
Esta compota é ótima para servir acompanhada com queijo, carnes ou simplesmente a compota com um bom vinho e uma conversa em família.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Bolo do Caco

O bolo do caco é um pão típico da Madeira, muito saboroso com manteiga de alho.Vi esta receita do Blogue da Teresa Guilherme e não resisti!
Adicionar legenda
Receita tradicional:
Ingredientes (para dois bolos grandes e um pequeno)
1 Kg de farinha de trigo sem fermento
25g de fermento
750g batata doce
Sal
Água morna
Preparação:
Coloca-se o sal e o fermento num alguidar. Adiciona-se a farinha aos poucos juntamente com a água. Amassa-se tudo muito bem. Junta-se a batata doce cozida, descascada e cortada aos cubos. Volta-se a amassar tudo muito bem. Deixa-se levedar durante 15 minutos.
Depois corta-se a massa em porções de 250 gr cada. Coloca-se cada porção sobre um caco (chapa ou forno de lenha aberto) bem quente e vai-se espalhando com a mão até formar um bolo. Vá passando as mãos por farinha para a massa não pegar. Deixa-se cozer tudo em lume brando, de um lado e do outro.
Quando os bolos estiverem cozidos pode barrá-los com manteiga de alho e salsa e cortá-los às fatias. Humm… estão prontos a comer. Fica uma delícia! Saboreie o bolo do caco, de preferência, quentinho, acabadinho de sair do caco (forno). É de comer e chorar por mais.







terça-feira, 19 de setembro de 2017

Compota de Dióspiro


Todas as compotas que se confecionam cá em casa são adequadas à época, como nesta altura os dióspiros são em abundância, é hora de dar um consumo diferente a este fruto. 
O provador de compotas  cá de casa é o meu marido que diz ser uma forma de comer dióspiros com um sabor mesmo muito bom! 
E melhor ainda quando o frio apertar, o Inverno combina com um bom vinho à beira da lareira e coisas docinhas. 

  Ingredientes:
1Kg de dióspiros limpos
700g de açúcar
2 paus de canela
2 estrelas de anis
vinho do Porto q.b.

  Preparação:
Limpe os dióspiros de todas as impurezas, misturar com todos os ingredientes e leve a lume brando até que ganhe o ponto desejado. Ponto Estrada: ponto de açúcar com 115.º C de temperatura. Ideal para compotas.




                                           

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Geleia de Marmelo

Eu, sou fã de receitas tradicionais e como o marmeleiro este ano foi generoso, vou colocar mãos à obra!

 Ingredientes:

  • 1kg de marmelos, partidos em quartos, com casca e Caroços
  • 1.5l Água
  • 1kg Açúcar (por cada 1l de calda da cozedura)




Preparação:

Coza, à parte, os marmelos com as cascas e os caroços e pevides, durante 20 minutos. Coe o líquido num pano e junte 1 kg de açúcar por cada 1 L de água. Com os marmelos faz-se marmelada.Leve a calda com açúcar a ferver em lume brando até obter a consistência desejada. Ponto de Fio Forte: ponto de açúcar com 105.º C de temperatura. É especialmente utilizado para recheios e geleias. Se colocarmos a calda numa taça com água, constatamos que o fio é mais denso que o fio formado pela calda de açúcar. (cerca de 2h30)


Retire do lume e verta de imediato para frascos esterilizados e coloque a tampa.




quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MARMELADA

Este ano o marmeleiro carregou  e há que distribuir e conserva~los da melhor forma. Uma delas é a marmelada, a geleia e a compota de marmelo.
Hoje, devido ao meu problema de saúde, foi o marido que fez a marmelada, e com as minhas dicas ficou muito bem!



Ingredientes:
2,5 Kg de marmelos
2 Kg de açúcar
1/5 copo de água

Preparação:
Lavar os marmelos, corta-los em quartos, retirar as pevides e as partes mais tocadas, colocar tudo numa panela de pressão em lume brando cerca de 20 minutos, depois desligar e aguardar 30 minutos com a panela tapada. De seguida passar com a varinha e verter para tigelas.                                                        

COMPOTA DE MORANGOS

Esta compota foi confecionada com os primeiros morangos caseiros.


Ingredientes:
1 kg de morangos arranjados
550g de açúcar
Sumo e raspa de 1 limão

Preparação:
Numa panela, coloque os morangos limpos e cortados, o açúcar e o sumo de limão.
Mexa e coloque deixe cozinhar em lume brando durante 1 hora e 10 minutos e mexa de vez em quando até ponto de estrada (ponto de açúcar com 115.º C de temperatura. Ideal para compotas)
Deite a compota nos frascos, coloque película e as tampas. 

Compota de Melão Casca de Carvalho com Erva Doce

A minha sorte é que eu guardo os frascos  de vidro para futuras compotas e geleia. Fazer compotas é algo que requer paciência e esmero, precisa de atenção, de carinho, mas é uma coisa que de momento tenho necessidade de ajuda para as confecionar. Tenho a sorte com a ajuda do meu marido para o mexe-mexe e a ajuda na preparação dos frascos.
Melão Casca de Carcalho

Ingredientes:
1,5 kg melão  casca de carvalho limpo
1 limão (raspa e sumo)
1kg de açúcar amarelo
2 colheres (sopa) de sementes de erva-doce

Preparação:
Numa panela misture o melão limpo e cortado, com o açúcar, sumo e raspa do limão e coloque ao lume brando até atinja o ponto de fervura, retirando a espuma (impurezas) que  que retiramos com uma escumadeira. Depois acrescentamos a erva-doce e deixamos cozinhar lentamente até ao ponto de estrada  (ponto de açúcar com 115.º C de temperatura. Ideal para compotas). Cerca 01h30 a  2 horas. 
Como habitualmente, coloque a compota, ainda quente e com um funil nos frascos previamente esterilizados e bem secos e tapo-os com película aderente e as tampas. depois de frios guardo-os num local fresco e seco.

COMPOTA DE TOMATE E MAÇÃ

E para que as frutas não se estraguem sai uma compota que mais surpreende quem a 
prova: tomate e maçã. A fruta quanto mais fresca estiver melhor o resultado. Um docinho!

                                                                   
Ingredientes:
1000 g de tomate (pesado sem pele)500 g de maçã (pesada depois de limpa)
1000 g de açúcar
2 paus de canela
Preparação:

Numa panela coloque o açúcar, o tomate em pedaços, a maçã aos cubos e o pau de canela. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe a compota cozinhar até atingir o ponto de estrada  (ponto de açúcar com 115.º C de temperatura. Ideal para compotas). Cerca de 2 horas.

Coloque a compota, ainda quente, nos frascos previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Compota de Pêra com ou sem Vinho do Porto


Desde a Idade Média que se confecionam compotas e doces. Passaram de gerações em gerações para aproveitamento da grande oferta e variedade de frutas aromatizadas com canela, limão e erva-doce/estrela de anis. Hoje, as compotas continuam a ser muito apreciadas por todas as gerações, geralmente para barrar no pão, ou saborear sobre bolachas/tostas, completar bolos, acompanhar queijos ou gelados, ou simplesmente comer à colherada! É impossível não gostar de Pêra rocha, pena que não se pode guardar. Há que fazer distribuição e conserva-la de várias formas.
Ingredientes:                                   
Ana Magalhães
1 kilo de pêras limpa
500g de açucar
150ml de vinho do porto
canela em pau q. b.
estrelas de anis q.b.
Preparação:
Colocar as pêras limpas e cortadas em bocados numa panela, juntar o açúcar, os paus de canela, as estrelas de anis, o vinho do Porto e deixar levantar fervura até que as impurezas venham ao de cima. Retiram-se as impurezas (como em todas as compotas), deixar ferver em lume brando, ir mexendo de vez em quando até obter o ponto de estrada (ponto de açúcar com 115.º C de temperatura. Ideal para compotas). 
A compota leva cerca de duas horas a ficar no ponto desejado.
Se optar por fazer a compota sem vinho do Porto, o processo é o mesmo mas não o acrescenta. Com vinho do Porto a compota fica com um toque mais refinado.
Deitar a compota, com um funil, nos frascos esterilizados, cobrir com película aderente e tapar. Habitualmente coloco uma etiqueta com o nome da compota e o ano.
As compotas cá em casa duram anos sem se estragar, este ano abri uma de abóbora que tinha 3 anos e encontrava-se um pouco em torrão de açúcar, mas muito saborosa.

domingo, 3 de setembro de 2017

Compota de Figo com Vinho do Porto

Para completar os sabores não pode faltar a canela e o vinho do Porto, combinação perfeita para sobressair o sabor dos figos. Esta compota é a preferida do meu marido.Eu e a minha cunhada Alice com a troca de frutas para a transformação das frutas em compotas. Desta vez chegaram os figos, deliciosos, e claro que não sobrou nenhum para comer ao natural, tornaram-se logo em produto transformado.


 Ingredientes:
1,5 Kg de figos
1 Kg de açúcar 
canela em pau
100 ml de vinho de Porto branco

Preparação:
Juntar os figos lavados e cortados em quartos, numa panela, com o açúcar, a canela e o vinho do Porto. Assim que levantar fervura, reduz-se o calor e deixar ferver lentamente até ao ponto de estrada (entre 1h30 e 2 horas). 
Coloca-se a compota nos frascos esterilizados, tape e vire-os de tampa para baixo, cerca de 30 minutos, para ganhar vácuo. 
A fim de identificar as compotas, coloca-se etiquetas com o nome e data.
Bom apetite!

terça-feira, 29 de agosto de 2017

ANIVERSÁRIO 2017

10.08.2017



Mais um ano de vida se passou. Em cada um desses dias, eu vivi diferentes experiências. Alguns dias foram fáceis e felizes, já outros foram pesados, complicados e até tristes. Em alguns dias me senti desamparada pelos profissionais de saúde, mas em contrapartida eu tive a felicidade de ter pessoas queridas por perto, a minha família e amigos.
Apesar deste último ano não ter sido perfeito, e em alguns momentos ter sentido frustração, houve sempre algo pelo que agradecer. O que não me fez feliz, me fez crescer, e é esse crescimento que me ajuda a buscar e reconhecer a felicidade na minha vida. Agradeço a Deus a oportunidade de ter vivido mais um ano.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

COMPOTA DE AMEIXAS COM VINHO DO PORTO

Confecionada, cá em casa, ao meu jeito, com tempo e carinho.

Ingredientes:
1 quilo de açúcar amarelo
1,5 quilo de ameixas pretas (sem caroço)
4 paus de canela
1 cálice de vinho do Porto
raspa de um limão
Confeção:
Num tacho junte o açúcar, os paus de canela, a raspa de limão e o cálice de vinho do Porto. Deixe ferver até que a calda de açúcar fique líquida.
Junte as ameixas com casca e cortadas em quartos.
Deixe ferver em lume muito brando, cerca de duas horas, mexendo com frequência.
Deite a compota nos frascos e tape de imediato com película aderente e coloque a tampa. Isto para que a compota se conserve bastante tempo sem se estragar.
Bom apetite 😊



quinta-feira, 29 de junho de 2017

ERA UMA VEZ OS LIVROS DA BÍBLIA


Era uma vez….
O Sr.GÊNESIS e o Sr. ÊXODO passeando.
Enquanto isso JOSUÉ estava a espera dos JUÍZES para irem ver RUTE que clamava em alta voz: SAMUEL, SAMUEL!Com o grupo, vinha o PRIMEIRO e o SEGUNDO dos REIS de CRÔNICAS para visitarem ESDRAS, NEEMIAS e ESTER, afim de se compadecerem do sofrimento de JÓ, seu irmão.
No caminho viram LEVÍTICO contando os NÚMEROS de DEUTERONÔMIO.
Nesta visita perceberam que o Sr. SALMOS estava a ensinar seu filho os PROVÉRBIOS concernentes a ECLESIASTES e CÂNTICOS de SALOMÃO. Curiosamente, isto coincidiu com o período em que ISAÍAS e JEREMIAS estavam mergulhados em LAMENTAÇÕES por causa de EZEQUIEL, DANIEL e seus amigos. Naquele tempo OSEIAS e JOEL não estavam por perto.
Três dias depois, AMÓS, OBADIAS e JONAS viajaram no mesmo barco com MIQUÉIAS e NAUM para Jerusalém. Além do mais, HABACUQUE visitava SOFONIAS que o apresentou a AGEU um amigo de ZACARIAS cujo primo era MALAQUIAS.
Imediatamente após conhecermos a velha tradição, MATEUS, MARCOS, LUCAS e JOÃO praticam ATOS de bondade para com os ROMANOS que foram por duas vezes a CORÍNTIOS para ver como estavam os GÁLATAS que viviam ali.
Naquele mesmo período os EFÉSIOS perceberam que os FILIPENSES estavam próximos dos COLOSSENSES, nisso enviaram duas cartas aos TESSALONICENSES para as fazerem chegar aos TIMÓTEOS que haviam ido à casa de TITO para ensinar FILEMOM seu irmão mais jovem a ler e ensinar aos HEBREUS.
Ao ouvir isso, TIAGO pediu duas vezes a PEDRO para explicar como são as três cartas de JOÃO. Enquanto isso, JUDAS se impressionava com a visão antecipada do final do mundo, revelada em APOCALIPSE!!!
(desconheço o autor)

SÃO PEDRO E SÃO PAULO


Hoje, dia 29.06.2017, dia dos dois Santos, Pedro e Paulo, juntos representam a fundação da Igreja Católica; Pedro como a Rocha sobre a qual Cristo edificou a sua Igreja; Paulo que proclamou a Sede da Igreja em Roma.
Dois Santos Mártires, São Pedro por crucificação de cabeça para baixo, São Paulo que era um grande perseguidor dos cristãos converte-se e após algumas viagens missionárias foi espancado, preso e mais tarde decapitado.
E, hoje, ao nosso Pastor,Senhor Padre Pedro, que está de parabéns, que Deus lhe preencha o coração e que o Espírito Santo continue a ser a força na condução do seu rebanho. Muitas felicidades.



segunda-feira, 26 de junho de 2017

BOLO DE BOLHACHA

Ingredientes:


  •  1 embalagem de bolacha maria retangular/redondas(200g)
  •  3 gemas (juntar 1 de cada vez 
  •  150g de manteiga s/ sal e temperatura ambiente 
    Bolo de Bolacha
  •  200g de açúcar
  •  1 caneca de café forte
  •  bolacha maria ralada

Preparação:
1- Comece por bater muito bem a manteiga com o açúcar.
2- Adicione uma gema de cada vez e vá batendo até obter uma mistura cremosa.
3- Molhe as bolachas no café.
4- Faça camadas sucessivas de bolacha e creme, até ficar sem bolachas.
5- No final, barre o bolo com o restante creme e polvilhe com a bolacha ralada.
6- Conserve o bolo no frigorífico e sirva ainda frio.
Dica: retire só na hora de servir para que se mantenha fresco.
Bom apetite! 

Marco Costa

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Brownie de Cheesecake


Vou partilhar, como diz Marco Costa, "...para que juntos possamos crescer e aprender..."
Depois, talvez, comprar o livro :)

Ingredientes

 Marco Costa
Brownie
-300g chocolate amargo-200g de manteiga
-4 ovos
-200g de farinha trigo 55
-350g açúcar

Cheesecake
-600g queijo creme
-150g açúcar
-4 ovos

Preparação

Brownie
Derreta o chocolate em banho Maria
Adicione a manteiga e misture bem.
Acrescente um ovo de cada vez.
Por fim juntem a farinha e açúcar e reservem.
Cheesecake
Bata o queijo creme com o açúcar, adicionar os ovos e misture bem.
Numa forma retangular, previamente untada, coloque a massa do brownie primeiro e, de seguida, o preparado do Cheesecake.
Leve ao forno a 180•C por mais ou menos 35 minutos.
Deixe arrefecer efeite a gosto eu gosto com morangos ou uma bola de gelado!

quarta-feira, 24 de maio de 2017

TARTE DE AMÊNDOA

Tarde de Amêndoa


Vou partilhar a receita de tarte de amêndoa que experimentei e gostei, espero que gostem!

Tarte de Amêndoa

Massa 

-3 ovos
-175g farinha com fermento
-175g açúcar
-175g manteiga amolecida

Picado de Abelha 

-100g açúcar
-100g manteiga ou margarina
-200g leite
-100 a 150g amêndoa

Preparação
Massa:

Misture maneiga com açúcar.
Adicione um ovo de cada vez e bata bem.
Junte a farinha e bata até obter uma massa homogênea.
Despede para uma forma de tarde previamente untada e leve a cozer ao forno a 180/200•C
Depois de cozida retire do forno e aumente a temperatura para o máximo.

Picado de abelha: 

Leve ao lume o leite com a manteiga e o açúcar.
Quando começar a ferver adicionar a amêndoa e deixe ferver +/- 2 minutos.
Deite por cima da tarde e leve-a a dourar ao forno quente.
Bom Apetite!

sábado, 22 de abril de 2017

TARTE DE COCO FITNESS

 Sobreira, 22 de Abril de 2017


Ingredientes:
  • 3 a 4 ovos
  • 100g de coco
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco (ou margarina light)
  • 5 colheres de queijo quark (ou 100 ml de leite de coco sem açúcar) 
  • 1 colher de fermento
  • 3 colheres Stevia  (ou açúcar mascavado)


Preparação:
Bata todos os ingredientes exceto o fermento, por uns 3 minutos. Depois adicione o fermento e incorpore com uma colher de pau. Despeje a massa numa forma untada com margarina vegetal ou forrada com papel manteiga e leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até esperar um palito e sair limpo e que a tarte fique dourada. 
Espere amornar, desenforme e sirva.


Bom apetite!


(Foto By J.S.)












sexta-feira, 14 de abril de 2017

Pão-de-Ló

Sobreira, 14 de Abril de 2017

Hoje saí da rotina e fiz um Pão de Ló com receita de Família (avó Xica) e outro com a receita da minha cara vizinha. Aqui vão eles:





 A seu tempo seguem as receitas...



sábado, 25 de março de 2017

BOLO DE LIMÃO



Ingredientes para a massa:
4 ovos
2 chávenas de açucar
2 chávenas de óleo (não mto cheias)
2 chávenas de farinha com fermento
1/2 chávena de leite
raspa de 1 limão
1 pitada de sal

Bater os ovos com o açúcar e a pitada de sal até ficarem bem fofos.
Acrescentar aos poucos o óleo, misturar a farinha alternando com o leite, raspa do limão. Levar ao forno em forma untada.


Ingredientes para a calda:
70gr de açucar em pó
Sumo de 2 limões
a casca de 1 limão em tiras fininhas

Levar ao lume até dissolver o açúcar, mas sem ferver.

Desenformar e furar o bolo com um palito e regar com a calda.

sexta-feira, 24 de março de 2017

BOLO DE LARANJA


Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar (usei 1½ xícara)
½ xícara de óleo
1 xícara de suco de laranja coado
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
(xícara medida de 240ml)

Confeção:
Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar.

Enquanto isso prepare a calda.
1 xícara de suco de laranja coado
1 xícara de açúcar (usei ¾ xícara)
casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)
Coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo forte e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. 
Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.

quinta-feira, 23 de março de 2017

BOLO DE MAÇÃ


Ingredientes:
4 maçãs
4 ovos
250g de açúcar
150g de manteiga derretida
300 g de farinha
1 colher de chá de fermento
100 ml de leite

Preparação:
Barre uma forma com manteiga e polvilhe com açúcar.
Descasque e corte as maçãs ás fatias finas, e regue-as com sumo de limão para não ficarem escuras, e forre a forma com as fatias de maçã.
Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo, em seguida adicione a manteiga derretida e o leite e continue a bater.
Misture a farinha peneirada com o fermento e mexa com uma colher. Bata as claras em castelo e envolva na massa.
Coloque uma camada de massa na forma.
Coloque em seguida uma camada de maçã cortada em fatias e nova camada de massa.
Leve ao forno a 180ºC durante + ou - 40 minutos, ou até ficar cozido, faça o teste do palito para ter a certeza.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, passe uma faca, com cuidado, à volta da forma e desenforme.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Torta de Laranja de Marco Costa

Hoje, de passagem, vi a Fátima Lopes confecionar a famosa torta de laranja de Marco Costa, "Receitas com Segredos" e achei interessante deixar no meu testemunho para os meus descendentes. Devo confessar que é uma bomba, daí só deve existir na nossa mesa em épocas muito especiais.
Foto de Marco Costa

Torta de Laranja

Ingredientes:
500g acçucar
50g de farinha c/ fermento
15g fermento pó
2 faranjas (sumo e raspa)
12 ovos (50g)

Confeção:
Mexer a farinha com o açúcar juntar a laranja (suma e raspa) e mexer,  juntar os ovos inteiros mexendo sempre (com varas de arames), Untar num tabuleiro grosseiramente com manteiga, colocar papel vegetal no tabuleiro, voltar a untar o papel e deitar a massa dentro do tabuleiro. Levar ao forno pré aquecido entre 200º a 220º em banho maria muito lentamente, cerca de 20m a 25m. Para verificar se está cozida, abana-se lentamente o tabuleiro e coloca-se a mão em cima, desta forma é fácil de verificar se está cozida. Retira-se do forno e deita-se por cima de papel vegetal.
Polvilha-se com açúcar fino e enrola-se em folha de papel vegetar e esperar que arrefeça para colocar no prato e polvilhar de novo com açúcar em pó.
Bom apetite!